Historial - Grupo Folclórico de Paço Vedro de Magalhães

O Grupo Folclórico de Paço Vedro de Magalhães nasceu em 19 de Agosto de 1984 sendo esta uma freguesia do Alto Minho, inserida na região da Ribeira Lima, com um riquíssimo património etnográfico e Folclórico.

A constituição deste grupo surgiu pela necessidade que a população sentiu de lembrar e perpetuar no tempo todo um conjunto de várias tradições ancestrais e não deixar assim cair no esquecimento as lembranças dos seus antepassados.

Procedeu-se então a uma vasta recolha para fazer renascer os cantares, modas e trajes de outros tempos, recorrendo para isso sobretudo à memória dos habitantes mais antigos.

Destacam-se dessas tradições recolhidas, cantares ligados a modas de romaria e de terno, danças como o vira e a cana verde, que se perdem no modo de vida das gentes das Terras da Nóbrega (modo de vida esse que tinha a sua exaltação pelo trabalho, pelo amor e pelas atividades de lazer típicas dos homens e mulheres do campo) e ainda ricos trajes, como o que é exibido pelas nossas dançadeiras, cópia fiel do traje das "Cachadinhas", de uso domingueiro e do início do Século XIX, oriundo da família das Cachadinhas do lugar de Talhós desta freguesia.

Desde a sua fundação até à atualidade, o grupo tem marcado presença em inúmeras festividades e festivais de folclore, tanto nacionais como internacionais, sendo já bastante conhecido em todo o pais. De destacar o Festival de Folclore do Alto Minho, que se realiza já há mais de 30 e no qual o grupo representa o concelho de Ponte da Barca.

Os seus elementos, com toda a dedicação que lhes e conhecida esperam poder continuar a levar a todos os interessados, uma amostra genuína do Folclore do Alto Minho.


Grupo Folclórico de Paço Vedro de Magalhães
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora